Sofia na Ação Global

quarta-feira, 22 de maio de 2013 as 14:51

A Via 240, no Aarão Reis, recebeu no último sábado, dia 18 de maio, a Ação Global, que este ano se dedicou às mulheres. Durante todo o dia, os moradores de cerca de 20 cidades puderam contar com prestação de serviços e ações de cidadania. O Hospital Sofia Feldman esteve presente no estande BH pelo Parto Normal, montado pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Hospital, da Escola de Enfermagem da UFMG e da ONG Bem Nascer. De 9h às 13h30, profissionais da saúde e voluntárias da ACAU-HSF -  Associação de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman, estudantes de enfermagem e militantes fizeram corpo a corpo com as gestantes e casais grávidos, dando orientações sobre assistência humanizada ao parto e nascimento e aleitamento materno.

O estande recebeu a visita de grávidas internadas na Casa da Gestante Zilda Arns, unidade anexa ao Sofia. Elas participaram da roda de conversa sobre aleitamento materno, coordenada pela enfermeira obstetra Cintia Ribeiro, do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital: “Achei ótima a roda. As gestantes manifestaram muito interesse sobre o tema. Falei sobre a importância e os benefícios da amamentação para a mãe e a criança e dei dicas sobre o posicionamento da mãe ao aleitar e a pega do bebê”.

Como a Via 240 fica próxima ao Sofia, muitas mulheres que passaram pelo espaço Bh pelo Parto Normal já conheciam a maternidade ou lá tiveram os seus filhos. É o caso de Cláudia Maria Silva Santos, de 42 anos, que teve dois filhos no Sofia: Camila, de 24 anos e Thaís Fernanda, de 20 anos: “O parto da primeira foi feito pelo Dr. Ivo (diretor administrativo), com a assistência da enfermeira obstetra, Eliane (coordenadora da Casa da Gestante e do Alojamento Conjunto). A Thaís ficou internada 8 meses. Eles faziam um mingauzinho de frango e davam às gotinhas para o nenê. Depois de minhas filhas, nasceram no Sofia meus dois neto, o Kauã e a Iasmin”. Com ela, passeando pela Ação Global, estava Jaqueline Castro, que também teve 2 filhos no Sofia:”O Wesley de 11 anos e o Iuri, de 9 anos”.

Quem passou pela Via 240 pode tirar identidade, fazer ou agendar exames como mamografia e Papanicolau, receber informações sobre Dengue, massagens, corte de cabelo e maquiagem. Tudo embalado pela música popular brasileira. A Ação Global existe há 18 anos e já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.