De portas abertas para qualificar a assistência no SUS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 as 14:30

Três enfermeiras e uma nutricionista do Hospital Risoleta Tolentino Neves conheceram o Banco de Leite do Hospital Sofia Feldman dia 29/1, a convite da coordenadora Cintia Ribeiro.

O objetivo do Sofia Feldman é apoiar o Risoleta Neves para que utilizem somente o leite humano na dieta dos bebês internados.

Rosângela Lima, enfermeira e coordenadora da maternidade do Risoleta Neves, informou que buscam por melhorias no processo de trabalho do Lactário: “buscamos esta ajuda para transformar o que temos de planta física e dar continuidade, fazendo melhor”.

Durante a visita Cintia Ribeiro conversou sobre as possibilidades de tornar o Risoleta Neves um posto de coleta de leite humano e um Hospital Amigo da Criança. “Hoje nosso maior dificultador é oferecer o treinamento de 20 horas para todos os profissionais. Este é um salto imenso para conscientizar as equipes sobre o que é ser um Hospital Amigo da Criança”, apontou a coordenadora da maternidade, Rosângela Lima.

Sobre o posto de coleta de leite humano, foram discutidas questões que envolvem a estrutura física, a equipe e a logística do hospital. De acordo com Luciana Ferreira, nutricionista, o melhor seria começar a trabalhar com as mães dos bebês internados, para futuramente, expandir para um posto de coleta de leite humano.

Cintia Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Sofia Feldman afirmou: “nossas portas estão abertas para ajudar vocês. Sabemos das dificuldades, mas sabemos também da importância e de como há uma melhora clínica para o bebê quando é dado a ele o leite humano. Podem contar conosco para apoiá-las nesse processo”.