15 anos de Sofia em Forma

terça-feira, 28 de agosto de 2018 as 16:14

Em agosto, o Programa Sofia em Forma comemora 15 anos.  A iniciativa institucional, que objetiva proporcionar melhor qualidade de vida e de saúde para os trabalhadores, teve início com caminhadas ao ar livre e sessões de alongamento, todos os dias.

Hoje, possui um espaço com equipamentos de ginástica e espaço adequado para aulas de zumba e de treinamento funcional. Os trabalhadores têm direito a utilizar 10% da carga horária diária para a realização de atividades no Programa dentro do horário de trabalho. “O espaço promove o bem-estar dos trabalhadores, as aulas são elaboradas com objetivo de trabalhar capacidades físicas como a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio e o condicionamento cardiovascular. Traz mais disposição para os trabalhadores”, contou Cristiana Nunes,  educadora física e coordenadora do Programa. É elaborado pela equipe um programa de atividades individualizado, de acordo com as necessidades específicas de cada trabalhador.

Interatividade

O Sofia em Forma trabalha em parceria com a Medicina do Trabalho, a Creche e a Casa da Gestante. A Medicina pontua as principais queixas do trabalhador e a equipe do Programa desenvolve atividades específicas, como os grupos de alongamento, aula que ajuda a melhorar a consciência corporal, prevenindo dores e possíveis desconfortos ocasionados pela postura incorreta. “Aqui é um lugar para o trabalhador cuidar da saúde. Várias pessoas que antes reclamavam de dores lombares e outras queixas, hoje nos contam que houve melhora”, afirmou Cristiana.

Atuantes na Creche José de Souza Sobrinho, a educadora física Juliana Barbosa, desenvolve semanalmente atividades com as crianças, visando o desenvolvimento motor, o equilíbrio, a lateralidade, além de dar a oportunidade às crianças de vivenciarem brincadeiras por meio das atividades físicas. Na Casa da Gestante, o trabalho é feito com as mulheres que estão diabéticas. As que possuem recomendação e liberação médica, podem usufruir do espaço, sempre com o acompanhamento de um educador físico.

Além dos benefícios para a saúde física do trabalhador, o Sofia em Forma favorece a interação entre trabalhadores dos diferentes setores do Hospital. “O espaço proposto para a realização das atividades aproxima as pessoas, aqui elas podem interagir e descansar um pouco a mente”, explicou Cristiana Nunes.

Simone Gaia, coordenadora da CME (Central de Material Esterilizado), participa do Sofia em Forma desde o início do Programa. Ela entendeu que a atividade física deve ser parte do cotidiano. “Me dá um gás maior, fico mais criativa e sinto mais prazer no dia a dia”, contou.

Lazer e descontração

Grito de carnaval, festa junina, café da manhã no dia das mães, zumba especial no outubro rosa, circuito saúde e confraternização de fim de ano são algumas das celebrações que acontecem no Programa. “Nossa equipe vem buscando parcerias para a promoção de eventos na academia”, contou Cristiana Nunes, e lembrou que um grande apoiador tem sido o setor de Captação de Recursos do Hospital, com a doação de brindes para sorteios entre os frequentadores do Programa.