Atenção à Criança

Na atenção ao neonato, o Hospital Sofia Feldman é referência para Belo Horizonte, Região Metropolitana e para outros municípios do interior do estado de Minas Gerais, recebendo as usuárias por meio da Central Reguladora da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH).

Com 41 leitos na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo e 45 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários – UCI, sendo 30 convencionais e 15 canguru. A Neonatologia é uma espaço de assistência multi e interdisciplinar com incentivo ao aleitamento materno e desenvolvimento de estratégias de humanização voltadas à integralidade do cuidado: cuidado “mãe/pai canguru”, internação conjunta na UCI (Unidade de Cuidado Intermediário), Espaço de Sofias, incentivo à presença do pai, à participação da família, Casa do Bebê , apoio da Amiga da Família e acompanhamento ambulatorial, após a alta, do recém-nascido de risco.

Espaço de Sofias: um espaço que oferece condições de repouso, alimentação e acompanhamento pela equipe multiprofissional de saúde para facilitar e estimular a presença das mães de recém-nascidos internados na UTI neonatal.

Casa do Bebê: onde ficam alojados mãe e bebê até que a criança alcance peso ideal, idade adequada ou necessite de fototerapia para receber alta.

Amiga da Família: voluntárias da comunidade que atuam junto às mães dos recém-nascidos da Unidade Neonatal apoiando e auxiliando-as quanto ao aleitamento materno e encorajando-as a assumirem alguns cuidados com o bebê, antes realizados pela voluntária ou pela enfermagem.