Amiga da Família

O projeto Amiga da Família desenvolvido no Hospital Sofia Feldman em parceria com a ACAU/HSF – Associação Comunitária de Amigos e Usuário do Hospital Sofia Feldman, foi criado em 1997 – quando havia uma Unidade Pediátrica – com o nome Mãe Substituta. Na unidade pediátrica, as voluntárias auxiliavam nos cuidados com as crianças cujas mães não podiam permanecer na internação conjunta.

Posteriormente, essas voluntárias passaram a atuar junto às mães dos recém-nascidos da Unidade Neonatal, apoiando e auxiliando a mãe quanto ao aleitamento materno e encorajando-a a assumir alguns cuidados com o bebê, antes realizados pela voluntária ou pela enfermagem. Em janeiro de 2005, o nome foi alterado para Amiga da Família. Para essa mudança foram levados em consideração o significado da palavra “amigo” que, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é aquele que ampara ou defende, protetor, simpático e acolhedor e o entendimento da família como unidade de proteção em um cuidado ampliado.

Atualmente, o grupo é composto por 14 voluntárias, mulheres da comunidade que já passaram pela experiência da maternidade, com presença distribuída durante 24 horas na Instituição. Suas principais atribuições estão relacionadas ao apoio à mulher/mãe/família durante sua permanência no Hospital, orientando e incentivando o aleitamento materno.