Atenção à Mulher

O Hospital Sofia Feldman (HSF) é a maternidade de referência dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste . Tal medida visa garantir às usuárias e usuários do SUS* – Sistema Único de Saúde o acesso aos serviços de saúde, à resolutividade, à humanização no atendimento e sua conseqüente satisfação.

As parturientes atendidas nos Centros de Saúde desses distritos devem ser informadas desde o pré-natal dessa referência, para que, tanto na hora de ter seus bebês quanto nos fins de semana e/ou feriados em que necessitarem de assistência médica e os Centros de Saúde não estiverem abertos, para cá se dirigirem.

Para saber quais são os Centros de Saúde que têm o Sofia como Maternidade de Referência, clique aqui.

Maternidade: unidade de assistência multi e interdisciplinar, atenção humanizada, alojamento conjunto, favorecimento da presença do acompanhante em tempo integral, incentivo ao parto normal, oferecimento de métodos farmacológicos e não-farmacológicos de alívio de dor e planejamento familiar – inclusive cirúrgico.

CPN – Centro de Parto Normal Dr. David Capistrano da Costa Filho: unidade intra-hospitalar do Hospital Sofia Feldman, propicia segurança, acolhimento e conforto à parturiente de baixo risco e ao recém-nascido, com assistência humanizada e de qualidade e capacidade para atender até 150 partos ao mês.
Construído com recursos do Ministério da Saúde e inaugurado em novembro de 2001, o CPN é a primeira Casa de Parto de Minas Gerais, onde a mulher tem livre escolha para a posição no trabalho de parto e parto, acesso ao parto na água e aos métodos não farmacológicos para alívio da dor.

Casa da Gestante: o Programa de Internação Domiciliar Obstétrico, através da Casa da Gestante, permite que as mulheres que necessitam de atenção em serviço de saúde de maiores complexidades, durante a gestação ou após o parto, recebam atendimento adequado até o momento de sua internação definitiva no Hospital.

Doula Comunitária: referência multiplicada pelo Ministério da Saúde em maternidades públicas de várias regiões do país e do município de Belo Horizonte. Trata-se de um projeto onde voluntárias da comunidade oferecem apoio físico e emocional às usuárias e suas famílias durante o pré-parto e parto.

Núcleo de Terapias Integrativas – NTIC: reúne ações estratégicas voltadas à humanização da assistência, onde recursos naturais e terapêuticos são utilizados para prevenir agravos, recuperar e promover a saúde de usuárias, usuários, trabalhadoras e trabalhadores.

(*) Determinação da SMSA/BH – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, para estruturar a atenção à saúde no município e cumprir os princípios de eqüidade, universalidade e integralidade do SUS.