Casa da Gestante Zilda Arns

A Casa da Gestante Zilda Arns é uma unidade de cuidado vinculada ao Hospital Sofia Feldman destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes que apresentam agravos na gravidez.  Em geral, tais mulheres, embora necessitem de atenção em serviços de saúde de maiores complexidades, não exigem vigilância tão constante em um ambiente hospitalar. Ao mesmo tempo, pela natureza do problema apresentado e distância de suas moradias, não podem retornar aos domicílios naquele momento. Quando esses problemas são identificados na gestação, em um momento que não há necessidade para interrupção imediata, de acordo com os protocolos para esse tipo de assistência, muitas gestantes são transferidas para o Hospital.

A Casa oferece, desde outubro de 2007, a essas mulheres condições de permanência, alimentação e acompanhamento pela equipe de referência, composta por enfermeira obstetra, médico obstetra e técnico de enfermagem, podendo, ainda, contar com o apoio da psicologia, da terapia ocupacional, do serviço social, educadora física e nutricionista, que integram a equipe multiprofissional. Atende a mais de 350 municípios mineiros.

Com capacidade para receber 23 gestantes, abriga também mulheres na fase de latência do trabalho de parto que residam distante do Hospital até que se encontrem na fase ativa ou que realmente se confirme que não estão em trabalho de parto, quando então podem ser liberadas para suas casas. Por outro lado, como também há o risco de evolução rápida não prevista do parto, a Casa da Gestante Zilda Arns propicia um atendimento adequado às mulheres até o momento da sua internação definitiva no Hospital.

Do ponto de vista da otimização das vagas que o Hospital disponibiliza à Central de Leitos, o acolhimento na Casa tem propiciado a liberação de leitos na maternidade, possibilitando uma ampliação no atendimento, principalmente em situações de emergência.

A assistência oferecida às mulheres na Casa da Gestante tem como referência os princípios norteadores da Humanização da Assistência, preconizados pelo Ministério da Saúde e referendados pela SES/MG, expressos por meio do modelo assistencial implementado pela equipe multiprofissional do Hospital Sofia Feldman. Mais uma contribuição para a melhoria da qualidade da assistência à gestante em situação de risco no município de Belo Horizonte e cidades vizinhas.

A Casa da Gestante Zilda Arns é uma iniciativa pioneira no Brasil e inspirou o Ministério da Saúde na criação da Casa da Gestante, Puérpera e Bebê, do programa Rede Cegonha.

A Casa da Gestante Zilda Arns, unidade do Hospital Sofia Feldman, ganhou em 2012, premiação da OPAS/OMS no Concurso de Boas Práticas em Maternidade Segura. Foi considerada a terceira melhor iniciativa institucional das Américas para redução da mortalidade materna. A Iniciativa Maternidade Segura é uma promoção conjunta da OPAS/OMS com agências das Nações Unidas e ministérios da saúde dos países das Américas. O objetivo da iniciativa é reduzir a mortalidade materna e alcançar o acesso universal à saúde reprodutiva.