Creche

A manutenção pela instituição empregadora de um espaço onde a mulher possa deixar seu filho enquanto trabalha e seu direito de amamentá-lo é assegurado por Lei (CLT, Art. 389 § 1º). A creche José de Souza Sobrinho fundada em dezembro de 2001 oferece cuidados aos filhos e filhas de servidoras e servidores de até cinco anos de idade.

É norteada pela política de “cuidar do cuidador”, ou seja, propiciar segurança e a tranquilidade à mulher trabalhadora e reforçar, internamente, a filosofia e prática do aleitamento materno, garantindo a amamentação exclusiva até os seis meses e em seguida até quando a mãe e a criança desejarem.

Na Creche o cuidado e a educação caminham juntos. Sob a orientação das educadoras, as crianças convivem com outras, de faixas etárias, sexos, etnias, raças e condições sociais diversas e têm oportunidade de interagir e internalizar questões relativas à convivência, respeito e compartilhamento.

A Creche busca envolver as famílias em seu cotidiano. Trabalha projetos pedagógicos como o “Ciranda de Frutas”, em que as famílias doam frutas e biscoitos para diversificar o cardápio das crianças e a equipe trabalha com elas a importância das frutas para a saúde de todos. Os projetos “Espelho, espelho meu” e “Sinto, logo existo” que também envolve a família, e auxilia a criança na percepção dela mesma e do mundo.

As crianças participam de atividades dentro e fora da Creche. Em se tratando de datas comemorativas, estão sempre presentes no Hospital. Participam da Semana do Aleitamento Materno, Semana Internacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT e Planejamento institucional. Comemoram o Dia das Mães e em 2015 apresentaram um Musical de Natal. Elas também participam de visitas sociais em asilos e abrigos.

Mais informações aqui