Controle Social

Controle social é o acompanhamento, a fiscalização das políticas públicas implementadas pelos diversos níveis de governo (federal, estadual municipal), principalmente na área de aplicação dos recursos públicos. Esse controle é realizado por representações da sociedade civil organizada e expressa a socialização da gestão para além do Estado e dos governos.

Por atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o Hospital Sofia Feldman – HSF desenvolve seus princípios de universalidade de acesso, integralidade da assistência e eqüidade na assistência à saúde e participação da comunidade, através do controle social.

São duas as instâncias de controle social do HSF: a ACAU/HSF – Associação Comunitária de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman e o Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman. Juntas, elas buscam o envolvimento da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, com avaliação de objetivos, processos e resultados.