Ensino e Pesquisa

Linha de Ensino e Pesquisa – LEP

A LEP – Linha de Ensino e Pesquisa busca sistematizar as ações desenvolvidas no Hospital e avançar em novas, de modo a dar suporte à atualização dos processos, necessária à qualidade no cuidado e assistência.

É norteada pelas seguintes diretrizes:

  • Visão ampliada do ensino, apoiando e promovendo a formação e a capacitação de recursos humanos, do ensino fundamental à pós-graduação, voltado para a assistência à saúde;
  • Apoio, incentivo, colaboração e promoção de pesquisas no âmbito da Instituição, desde que resguardados os princípios da Resolução 196/96, que regulamenta a realização de pesquisa em seres humanos;
  • Foco na multiprofissionalidade, imprescindível à implementação do modelo de gestão centrada na integralidade do cuidado.

A LEP/HSF analisa, delibera e apoia solicitações de trabalhadores para participação em atividades de capacitações diversas (congressos, palestras, seminários e outros), para estágio, visita técnica – de forma individual e em grupo – de profissionais de outras instituições e para realização de pesquisas no âmbito do Hospital, incluindo a implementação de monografias, dissertações e teses.

Conhecedores da relevância da pesquisa para o fortalecimento das práticas cuidadoras no Sofia, foi criado o Programa Incubadora da Integralidade. O Programa constituiu-se como proposta estruturante para a LEP, visando à sistematização das ações de ensino e pesquisa já existentes e a proposição e implementação de novas atividades que poderão resultar em produção do conhecimento na Instituição.

A LEP/HSF ainda abriga o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Sofia Feldman (CEP/HSF), o 66º CEP de Minas Gerais cadastrado no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa. São 551 CEPs em todo o país, 277 cadastrados.

O CEP/HSF é uma instância colegiada que desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência. Criado em reunião do Colegiado Diretor do HSF, em 14 de abril de 2005, integra o Sistema de Comitês de Ética em Pesquisa da Nacional de Ética em Pesquisa (CEPs/CONEP).

Os CEPs foram criados em atendimento à Resolução n° 196 de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde, que normatiza os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos. Nesta resolução fica definido que toda pesquisa (atividade que tem como objetivo desenvolver/contribuir para o conhecimento) envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).