O Hospital Sofia Feldman, desde a sua fundação, tem como missão o desenvolvimento de “ações de atenção integral à comunidade, em especial à saúde da mulher e do recém-nascido”. As atividades de ensino e pesquisa estão expressas no Estatuto do Hospital sendo reconhecida a sua relevância para o atendimento de sua missão. 

A  Linha de Ensino e Pesquisa (LEP) busca sistematizar as ações desenvolvidas no Hospital e apoiar mudanças no modelo assistencial e formativo, avançando em novas ações e estratégias que possam subsidiar as mudanças desejadas, com implicações positivas na qualidade do cuidado à clientela. 

É norteada pelas seguintes diretrizes:

  • Visão ampliada do ensino, apoiando e promovendo a formação e a capacitação de recursos humanos, do ensino fundamental à pós-graduação, voltado para a assistência à saúde;

  • Apoio, incentivo, colaboração e promoção de pesquisas no âmbito da Instituição, desde que resguardados os princípios da Resolução 196/96, que regulamenta a realização de pesquisa em seres humanos;

  • Foco na multiprofissionalidade, imprescindível à implementação do modelo de gestão centrada na integralidade do cuidado.

A LEP/HSF analisa, delibera e apoia solicitações de trabalhadores para participação em atividades de capacitações diversas (congressos, palestras, seminários e outros), para estágio, visita técnica – de forma individual e em grupo – de profissionais de outras instituições e para realização de pesquisas no âmbito do Hospital, incluindo a implementação de monografias, dissertações e teses.

Conhecedores da relevância da pesquisa para o fortalecimento das práticas cuidadoras no Sofia, foi criado o Programa Incubadora da Integralidade. O Programa constituiu-se como proposta estruturante para a LEP, visando à sistematização das ações de ensino e pesquisa já existentes e a proposição e implementação de novas atividades que poderão resultar em produção do conhecimento na Instituição.

Com incentivo ao trabalho em equipe multiprofissional, o Hospital é local de formação para diversas profissões da saúde e abriga quarto Programas de residência em Saúde, credenciado pelo Ministério da Saúde.


Ensino e Pesquisa

Cursos de Pós-graduação

Cursos de Pós-graduação

Comitê de Ética em Pesquisa

A LEP/HSF abriga o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Sofia Feldman (CEP/HSF), o 66º CEP de Minas Gerais cadastrado no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa. São 551 CEPs em todo o país, 277 cadastrados. O CEP/HSF é uma instância colegiada que desempenha papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência. Criado em reunião do Colegiado Diretor do HSF, em 14 de ... Leia mais

Publicações

[inclui tipo="construcao"]

Parcerias institucionais

O Hospital é uma instituição filantrópica, que tem todos os seus recursos provenientes dos serviços prestados para o Sistema Único de Saúde. No entanto, esses recursos não são suficientes para manter o atendimento à população.  Dessa forma, parcerias com pessoas, associações e empresas são fundamentais para melhorar o atendimento aos usuários. Se você também qui... Leia mais

Formulários