Mutirão de Doação de Sangue

Mutirão de Doação de Sangue

Mutirão de Doação de Sangue

No dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, os trabalhadores do Sofia Feldman participaram de uma ação que é promovida pela Agência Transfusional desde 2020. A Caravana de Doação de Sangue do Sofia.


Em um dia de muito amor e solidariedade, os trabalhadores da instituição se juntam para ir até o Hemominas e realizarem doações de sangue. A  coordenadora de enfermagem da agência transfusional e organizadora da ação, Juliana Lobato nos conta que já na primeira semana do mês inicia a divulgação e cadastro dos trabalhadores interessados. Segundo ela, muitos trabalhadores do hospital ajudam com a doação. E completa: “Mas as doações não acontecem só neste dia, como o hospital é incentivador da doação de sangue, os trabalhadores estão fazendo as doações frequentemente, as mulheres 3 vezes ao ano e os homens 4“.


A enfermeira conta que a adesão tem sido cada vez melhor, mas confessa que ainda tem muito a melhorar. Este ano, por exemplo, foram mais de 20 doadores, mas houve dificuldade na aquisição de transporte, o que impediu que a ação fosse realizada dois dias seguidos como nos anos passados.


O hospital Sofia Feldman é a maior maternidade e neonatologia do país, na instituição são realizados atendimentos de alta complexidade para gestantes, além dos atendimentos da UCIs e UTIs neonatais. No ano passado foram mais de 10 mil partos, dos quais cerca de 40% foram de alto risco, além de terem sido realizadas mais de 3.600 internações de recém-nascidos. No Sofia são usadas em média 1.500 bolsas de sangue por ano.


Juliana Lobato faz um apelo: “O hospital realiza campanhas com os trabalhadores, divulgamos nas redes sociais a nossa necessidade de doação de sangue, apesar das iniciativas, não temos conseguido atingir o número de doadores suficiente para repor a quantidade que está sendo utilizada para atender aos nossos usuários. O estoque do nosso fornecedor HEMOMINAS se encontra em níveis críticos de todos os grupos sanguíneos, principalmente os negativos. [...] precisamos da sua doação, doe sangue e nos ajude a salvar vidas”.


Os interessados em doar para o Hospital Sofia Feldman devem agendar a doação através do aplicativo MG App-Cidadão ou pelo site do Hemominas hemominas.mg.gov.br. É muito importante que o doador ao chegar no Hemominas comunique que sua doação é destinada ao Hospital Sofia Feldman.


Seja um doador de sangue e salve vidas.


Compartilhe:
Copyrights © 2023 Todos os direitos reservados para Hospital Sofia Feldman