Controle Social

Controle social é o acompanhamento, a fiscalização das políticas públicas implementadas pelos diversos níveis de governo (federal, estadual municipal), principalmente na área de aplicação dos recursos públicos. Esse controle é realizado por representações da sociedade civil organizada e expressa a socialização da gestão para além do Estado e dos governos.

Por atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o Hospital Sofia Feldman – HSF desenvolve seus princípios de universalidade de acesso, integralidade da assistência e eqüidade na assistência à saúde e participação da comunidade, através do controle social.

São duas as instâncias de controle social do HSF: a ACAU/HSF – Associação Comunitária de Amigos e Usuários do Hospital Sofia Feldman e o Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman. Juntas, elas buscam o envolvimento da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, com avaliação de objetivos, processos e resultados.

Criada em 1994 para representar os interesses dos usuários, pleitear soluções para as necessidades do Hospital e promover ações de voluntariado, a ACAU/HSF desenvolve, com orientação técnica da equipe multi e interdisciplinar do Hospital

O Conselho de Saúde do Hospital Sofia Feldman / Fundação de Assistência Integral a Saúde é um órgão colegiado deliberativo, que tem como finalidade de fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das ações e serviços de saúde na instituição de acordo com os preceitos legais regulamentado pela Lei Federal 8.142 de 23 de dezembro de 1990, publicado no diário oficial da União em 31 de dezembro de 1990.