Encontro Casal Grávido

O “Encontro Casal Grávido” é uma proposta que surgiu para atender às recomendações da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), no Hospital Sofia Feldman. Tem como base teórica as recomendações da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com enfoque nos “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”, da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para lactentes e crianças de primeira infância (NBCAL), do cuidado Amigo da Mulher, da Lei do acompanhante e paternidade responsável.

Durante o encontro, as mulheres e seus acompanhantes têm a oportunidade de aprender e treinar algumas práticas referentes ao trabalho de parto e amamentação que são compartilhados de forma interativa através da experiência e vivência dos profissionais que conduzem o Encontro.

O Encontro estimula e fortalece a participação do pai e da mulher no processo de gestação, parto e amamentação; amplia os vínculos afetivos e o reconhecimento da paternidade responsável; além de formar uma rede de apoio para mulheres e suas famílias.

Os participantes também são sensibilizados sobre as boas práticas do parto, nascimento e amamentação através de ações educativas realizadas por uma enfermeira obstétrica e uma psicóloga, que tem como objetivo proporcionar a autonomia, o fortalecimento do vínculo e a inserção do pai durante todo o processo gestacional.

Uma ação pioneira do Encontro Casal Grávido no HSF foi assegurar a certificação para os pais, sobre paternidade responsável, garantindo o benefício daqueles que trabalham em empresas cidadãs fazendo jus a ampliação da licença paternidade, conforme regras estabelecidas na lei 13.257/16.

Assim, o Encontro Casal Grávido tem repercussões positivas na assistência e no apoio do binômio mãe e filho, do pai e da família, impactando positivamente para uma prática educativa construída junto ao casal e profissional.

O Encontro Casal Grávido é uma metodologia importante, utilizada pelo profissional da saúde para motivar os casais grávidos e a família na aquisição de habilidades e de autoconfiança durante o momento do trabalho de parto, parto e amamentação, empoderando a mulher a ser protagonista no seu parto, além de receber o apoio contínuo do pai motivado e preparado.