Casa do Bebê

A Casa do Bebê é uma unidade de cuidado vinculada ao Hospital Sofia Feldman que cuida e acompanha as mulheres mães e seus recém-nascidos de risco que ainda demandam atenção diária mas não exigem mais a vigilância constante de um ambiente hospitalar. Esse modelo foi instituído no SUS pela

Ela fica ao lado do Hospital e oferece condições de permanência para a mulher e seu filho favorecendo o fortalecimento da confiança da mulher no cuidado considerando as necessidades de um recém nascido prematuro.

A Casa tem 3 quartos, 2 banheiros, 1 cozinha, refeitório, varanda com sala de TV e uma lavanderia e oferece alimentação e tudo que for necessário para a mulher no cuidado do seu filho.

A equipe assistencial conta com 1 enfermeiro e um técnico de enfermagem com suporte 24 horas da equipe multiprofissional da neonatologia do Hospital em caso de alguma necessidade.

A presença da família é incentivada durante toda a permanência, com uma flexibilidade maior de horário para as visitas e envolvimento da rede de apoio no cuidado.. A equipe atua promovendo educação em saúde com foco na continuidade do cuidado no domicílio incentivando o aleitamento materno.

A Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) foi instituida no SUS pela portaria No 1.020, de 29 de maio de 2013. E você conhecia mais esse local de cuidado a mulher e ao recém nascido prematuro? O que você gostaria de saber sobre esse espaço? Deixe sua pergunta nos comentários que vamos responder.